Esta semana foi diferente das demais. Quando penso melhor, sei que cada dia é diferente do outro, porém, existem momentos em que nossa rotina é quebrada. Desde quarta, e até sexta-feira, participei de um curso, na Empresa em que trabalho. Estes cursos são sempre válidos, pois aprendemos muito mais do que o assunto tema. Estar em uma sala com outras pessoas é uma experiência riquíssima! Dentro desta sala, estavam dez pessoas com vivências diferentes, pensamentos diferentes, crenças, emoções e percepções diferentes! O fascinante de tudo isso é que, mesmo com toda esta diferença e diversidade, conseguimos chegar a um denominador e fazer com que tudo aquilo tenha sentido.
O curso ensinava, ou nos levava a pensar, em como transmitir algo a alguém. Seja por meio de palestra ou de um curso previamente formatado. Técnicas de apresentação, modelos de esquemas mentais, tipos de inteligência, entre outros, estavam presentes neste curso. Ao final, cada participante deveria montar uma apresentação de dez minutos. O tema poderia ser livre, ficando a escolha por nossa conta, ou um sugerido pela instrutora. Apesar de escolher um tema, decidi falar sobre qualquer outra coisa que não fosse a respeito do que havia escolhido. Teria de ser algo do interesse de todos e, então, optei por falar de algo muito, mas muito particular, que diz respeito à vida! O título deste post foi exatamente o de minha apresentação. Levei uma situação que faz parte de minha vida e desenrolei sobre como podemos aprender a cada instante. A riqueza da vida, mesmo diante de uma dificuldade. As mudanças das circunstâncias que, nem sempre, nos são agradáveis. Mas a vida continua bela e livre, sendo que podemos escolher como lidaremos com o que está diante de nós. E foi exatamente sobre isso que falei!
E o curso foi mais uma prova de que aprendemos sempre! A cada um dos participantes, meu muito obrigado! Adorei conhecer todos – alguns, eu conhecia por telefone, mas é tão melhor ver o rosto, o olhar! A vida, em cada pequeno momento, é uma escola!