sábado, 20 de março de 2010

Uma garrafinha de lembranças!



Sou muito ligado a cheiros! É incrível, e fascinante, o quanto posso voltar no tempo, lembrar de situações, pessoas, a roupa que a pessoa usava, o teor da conversa, a situação, se me fez bem ou mal. O cheiro, de modo geral - bom ou ruim, mexe com minhas emoções. Acredito que, além de trilha sonora, minha vida tem uma "trilha olfativa"! Terra molhada me faz lembrar das tardes na casa de meus pais. Cheirinho de pão quente me remete aos barulhos sempre presentes à mesa de minha família. O cheiro cítrico da bergamota me devolve aos tempo de escola e meu lanche - cheiro este que ficava por horas em minha mão! O café exala seu aroma e me envolve, trazendo-me lembranças gostosas, como se fosse um bom cobertor, envolvendo minha alma.


Um dos melhores passeios que fiz foi ao Canadá! Não somente pelo fato de ser fora de nosso país, mas este passeio me proporcionou reencontrar pessoas muito queridas, amigos especiais! Aprendi, através deste casal de amigos, a amar o Canadá. Tenho um carinho muito, mas muito especial por aquela terra! Aquela terra me oferece coisas pelas quais sou apaixonado: cultura, belas paisagens, diversidade, muita informação, entre outros. Nestes outros, me vem à lembrança um desenho do Pica-pau descendo as Cataratas de Niagara, dentro de um barril! Quando cheguei em Niagara, lembrei de cara!


Mas o texto é sobre cheiros! Deixe-me voltar. O fato é que, neste passeio, comprei um perfume delicioso - quem me conhece, sabe que sou amante de perfumes - chamado Plus, Plus, da Diesel. Não adianta procurar no Brasil. Encontrá-lo, no exterior, já é difícil. Pois bem, este perfume me envolveu e fez parte de todo o tempo em que estive no Canadá. Em cada lugar visitado, paisagem vista, conversa, lá estava ele impregnado em meu corpo. Lembro de ter trazido alguns frascos em minha bagagem que, depois de um tempo, acabaram. Na semana passada, porém, o irmão de uma amiga muito querida retornou de Miami e adivinhe? Encomendei um frasco deste perfume! Ao colocá-lo em minha pele, fui tomado pelas mais diversas emoções e lembranças! Os cafés no Tim Hortons - uma rede canadense, as conversas com meus amigos, o churrasco típico, o chuvisco das cataratas tocando meu rosto, os esquilos correndo pelos parques, o carinho de meus amigos, durante minha estada em sua casa! Foi meio uma sessão nostalgia! Eu concordo com a frase "recordar é viver"! Por vezes, me pego recordando! E fico divagando sobre como algo simples, como um cheiro, pode mexer tanto comigo. Ao reaplicar este perfume, depois de três anos, meus olhos ficaram marejados.

3 comentários:

  1. Ai,ai, ai...Quero ser a primeira a comentar!!!!!!!!!!!
    Amei teu blog, Maelzito! Alias, ele deveria se chamar "Coisas de Maelzito"...hahaha
    Ah, by the way, O Plus, Plus da Diesel, tu encontra em qualquer Superstore de Calagary por uma bagatela de $19.99...hehehe
    Coisas de Canada...ehehehehe

    Beijao de nois daqui do Polo Norte!
    Deus te abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o cheiro da bolacha Maria eh magico... volto a ter 06 anos! Parabens pelo blog, tou te seguindo! Bj.

    ResponderExcluir
  3. quase um poeta....muito legal a tua apresentação dos cheiros...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!